Os conjuntos desenvolvidos - materiais de baixo custo (sucata) e de diferentes texturas – utilizados nas atividades, além de melhorar a integração desse aluno com os demais da classe regular, contribuiu, significativamente, para a ampliação dos conhecimentos, destes alunos, sobre seu espaço cotidiano.
O material didático tátil gerado é composto por Cartas Táteis: Planisfério Físico, Mapa do Brasil, Mapa da América do Sul, Mapa da Divisão Política Portuguesa no Brasil, Mapas das salas de aulas da escola especial e maquetes.
Os conjuntos desenvolvidos são coloridos e possuem informações em escrita convencional e Braille, podendo assim, serem utilizados em aulas práticas realizadas com alunos deficientes visuais, com visão subnormal e com visão normal.
Outra possibilidade de atividade é a aplicação de um projeto com uso das TIC. É uma forma de contar com a participação de todos os alunos e desenvolver ações de acolhimento com esses alunos com dificuldade visual. No primeiro momento, a sensibilização pode ser feita através do filme, como por exemplo, “ A Corrente do Bem”, pois retrata a solidariedade para melhoria do mundo. Em seguida buscar informação sobre a interpretação do filme, dando oportunidade aos alunos com a visão subnormal a utilizar os diversos recursos disponíveis para navegar e desenvolver o processo cognitivo.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário